voltar

Ministro da Saúde reconhece: A Certificação Digital é um recurso importante para a gestão do setor

A Certificação Digital é uma ferramenta tecnológica fundamental para a gestão em saúde no Brasil.

27/03/2018 14:27:15

As perspectivas da saúde brasileira sob a ótica de quem mais entende do setor  foi tema central do “Seminário Novas Tecnologias em Saúde”, realizado hoje –  16 de março – na Casa Fasano, em São Paulo.

A abertura do evento foi feita pelo Ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros, que abordou a importância da informatização do SUS. Na entrevista concedida aos jornalistas presentes, o Ministro falou da importância da certificação digital aplicada aos prontuários eletrônicos, prescrições, sobretudo, aos atestados médicos.

“O atestado assinado com o certificado digital ICP-Brasil tem a garantia de que foi de fato assinado por um médico inibindo o comércio que atualmente gira em torno dos atestados. Com recursos de tecnologia as empresas podem comprovar imediatamente a veracidade do documento digital “, declara o Ministro Ricardo Barros.

“A tecnologia da certificação digital dá garantias de identificação e garante o sigilo das informações médicas o que é fundamental para a gestão de todo o setor beneficiando instituições e usuários”, complementa o Ministro.

O Certificado Digital traz agilidade e, mais que isso, confere autenticidade às informações enviadas no ambiente virtual, com segurança e garantindo a integridade dos dados e a autenticidade do usuário.

“As principais vantagens do uso do certificado digital, principalmente na área da saúde, estão nas suas propriedades tecnológicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente, como os prontuários eletrônicos. É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita pela digital, de eliminar a impressão e custos elevados nas instituições de saúde, envio e reconhecimento de firmas – por uma operação eletrônica, executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade”, explica Marcio Nunes, CIO da Valid.

O Seminário Novas Tecnologias em Saúde aborda as perspectivas da gestão da saúde brasileira e conta com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que divulga novidades no sistema de informatização do SUS. O projeto do Ministério da Saúde na informatização no país contará com investimento inicial da pasta de R$ 1,5 bilhão por ano e chegará a R$ 3,4 bilhões por ano em 2019.

O grande desafio da Saúde Pública é agregar na área da saúde o que há de mais avançado em tecnologia para oferecer um sistema de gestão competente, com redução de custos e eficiência nos atendimentos para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

Fonte: CryptoID

Aqui na SICDIGITAL, além do melhor preço, você encontra vantagens exclusivas, como:
- Emissão do Certificado Digital feito na hora;
- Praticidade e Agilidade na Aprovação;
- Atendimento Imediato ou Agendado;
- Suporte Técnico Completo, com os Melhores Especialistas do Mercado;
- Parcelamento sem juros em suas compras.

Faça contato com a AR SIC e solicite já seu Certificado Digital!
Encontre aqui o ponto de atendimento mais próximo a você, ou ligue para nossa central de atendimento:
(0800) 979-5406 / (27) 2104-1578.